sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Há 65 sites de farmácias autorizados a vender medicamentos na Net

A Autoridade Nacional do Medicamento disse hoje, sexta-feira, que há 65 sites de farmácias autorizados a vender medicamentos na Internet, depois de alertar para os riscos da compra em sites ilegais.

"Neste momento, há registados e autorizados a vender medicamentos pela Internet em Portugal 65 sites de farmácias e duas lojas de medicamentos não sujeitos a receita médica", disse à Agência Lusa o porta-voz Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) Carlos Pires.

Ao comprar nestes sites, os portugueses não correm o risco de adquirir um medicamento falsificado, que pode causar problemas graves de saúde, inclusive a morte. Segundo o presidente do Infarmed, Vasco Maria, metade dos remédios vendidos onine, em sites não autorizados, são falsificados.

O Infarmed divulgou ontem, quinta-feira, uma sondagem segundo a qual seis por cento dos cibernautas em Portugal já compraram medicamentos pela Internet, sendo os mais procurados os remédios para emagrecer e os anti-depressivos.

Para alertar para os perigos da compra de medicamentos em site ilegais, o Infarmed lançou uma nova edição da campanha "Não confie na sorte, confie no Infarmed", que irá prolongar-se até ao final do ano.

Para que os utentes do serviço de farmácia online não tenham dúvidas quanto à sua segurança, o portal do Infarmed permite pesquisar os sites autorizados a vender medicamentos pela Internet.

A venda de medicamentos através da Internet, que teve início em Abril de 2008, é possível graças ao regime jurídico das farmácias de oficina, uma legislação de 2007.

Sem comentários: