sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Vacina da gripe A (H1N1) causa 18 reacções graves

Dezoito pessoas tiveram reacções adversas graves depois de serem vacinadas contra a gripe A. Outras 42 tiveram reacções ligeiras. Os casos foram notificados até 25 de Novembro para a Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed).

Além das duas mortes fetais – cuja relação com a vacina é improvável, segundo a autoridade de saúde europeia – registaram-se duas hospitalizações e algumas pessoas ficaram incapacitadas temporariamente. Este é o balanço do primeiro mês da vacinação feito ontem pelo presidente do Infarmed, Vasco Maria.

Segundo o Infarmed, houve casos de mialgias, febre, reacções no local da administração, náuseas e vómitos. Vasco Maria alerta por isso para o desconhecimento dos efeitos dos medicamentos: “Por vezes, as reacções adversas surgem anos após estarem no mercado.”

Portugal já recebeu 214 mil doses de vacinas mas só foram vacinadas 96 mil pessoas no Continente, de acordo com Graça Freitas, subdirectora-geral da Saúde.

A responsável não receia “que sobrem vacinas” porque mais pessoas serão vacinadas após esgotados os grupos prioritários.

Num universo de 60 mil grávidas nos 2º e 3º trimestres de gestação, foram vacinadas apenas 5 mil, o que corresponde a uma taxa de vacinação de 8,3 por cento. Graça Freitas afirma que “as grávidas tinham indicação do médico para a vacina, mas não apareceram nos centros de saúde por medo”.

Sem comentários: